Regulamento do 39º SEURS

APRESENTAÇÃO

O 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) terá como sede a cidade de Santa Maria, RS e será realizado de 15 a 17 de setembro de 2021. O evento será organizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Instituto Federal Farroupilha (IFFAR) por meio das respectivas Pró-Reitorias de Extensão (PRE/PROEX). O tema central será "Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão".

O SEURS tem como objetivos promover, discutir e disseminar a extensão universitária, por meio do intercâmbio entre as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; estimular o diálogo interinstitucional e a troca de experiências entre extensionistas e destes com a comunidade e fortalecer a prática extensionista.

A exemplo da edição 2020 que precisou ser adequada ao momento pandêmico que vivemos, oferecendo toda a programação em formato remoto, a edição 2021 será em formato virtual, atendendo as orientações das autoridades sanitárias no país referentes à Pandemia da COVID-19.

O 39º SEURS terá como fundamento basilar de suas atividades, a Extensão e suas relações com o desenvolvimento regional, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as influências Freireanas nesse processo, tendo em vista o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, e sua contribuição para a extensão brasileira.

Imprescindível não deixar de abordar a relação entre extensão e os objetivos da Agenda 2030 da ONU, pois refletem as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica e ambiental. A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas e para o planeta em que as ações extensionistas podem contribuir de modo significativo, a partir do desenvolvimento de programas e projetos com foco na inovação social e desenvolvimento regional, sob o enfoque do desenvolvimento sustentável.

Para além dos ODS e contribuições Freireanas, é fundamental abordar a inserção da extensão nos currículos da graduação e seu compromisso com as demandas da sociedade; o impacto e a transformação social gerados pela extensão e, a defesa e a contribuição das Instituições de Ensino Superior que ofertam educação gratuita e de qualidade, o papel da extensão no desenvolvimento e implementação dessas políticas públicas regionais.

Durante os três dias de programação, serão realizadas mesas redondas, apresentações de trabalhos e estará disponível o estande virtual para as Instituições participantes demonstrarem as suas atividades extensionistas.

As informações sobre o 39º SEURS estão disponíveis no site seurs.iffar.edu.br e o e-mail para contato é seurs39@iffar.edu.br

1) Programação Geral Preliminar


15 DE SETEMBRO (QUARTA-FEIRA)

19h

  • Apresentação Cultural


20h50

  • Conferência de abertura do 39º SEURS e Encerramento do V Congresso de Extensão da AUGM. Convidado: Oscar Jara

  • Lançamento do Estande Virtual

16 DE SETEMBRO (QUINTA-FEIRA)

08:00 - 10:00

  • Apresentações de Trabalhos


10:00 - 12:00

  • Abertura oficial do evento

  • Mesa-redonda


14:00 - 16:00

  • Mesa-redonda


16:00 - 18:00

  • Apresentações de Trabalhos

17 DE SETEMBRO (SEXTA-FEIRA)

08:00 - 10:00

  • Apresentação de Trabalhos

10:00 - 12:00

  • Mesa-redonda

14:00 - 18:00

  • Apresentação de Trabalhos

14:00 - 18:00

  • Reuniões técnicas:

a) Forproex Sul

b) Forcult Sul

c) Editores de Revistas Científicas

19:00

  • Mesa-redonda de encerramento da 39º SEURS

2) Atividades Remotas do 39º SEURS

Cada Instituição Pública de Ensino Superior participante do 39º SEURS poderá inscrever até 15 trabalhos, selecionados internamente pelas próprias instituições para as apresentações orais em plataforma digital. Cada artigo poderá ter até 5 estudantes autores e, obrigatoriamente, 1 coordenador/orientador servidor das instituições participantes do SEURS.

Além da apresentação de trabalhos, o evento contará com espaço para apresentação de cada Instituição de Ensino, chamado de Estande Virtual, com o objetivo de dar visibilidade às Instituições participantes e às suas ações de extensão. Cada instituição participante poderá enviar, através de um formulário específico, os materiais constantes no Anexo IV deste presente regulamento.

Cada IES poderá inscrever 1 (uma) apresentação artístico-cultural, representativa da sua instituição, conforme descrito no Anexo I deste regulamento.

3) Cronograma e procedimentos para as inscrições de trabalhos

A inscrição e a seleção de trabalhos devem ser realizadas pelas respectivas Pró-Reitorias de Extensão, ou instâncias equivalentes, nas seguintes etapas:

PRAZO/ETAPA


16/jul

  • Indicação, por formulário específico, de um representante da Instituição participante como responsável pela inscrição dos trabalhos.


Até 13/ago

  • Prazo destinado para seleção interna de trabalhos a serem apresentados no 39º SEURS pelas Instituições participantes. Os trabalhos a serem inscritos deverão ser selecionados internamente, por conta de cada Instituição, que estabelecerá seus critérios, levando em consideração o Regulamento do evento e o limite de 15 (quinze) vagas por Instituição participante.


17/jul a 27/ago

  • Inscrição de proponentes de mediadores.


30/jul 06/ago

  • Envio dos materiais para o Estande Virtual


14 a 16/ago 20/ago

  • O representante da Instituição participante deverá enviar os trabalhos, através de formulário específico, com as seguintes informações: nome completo do apresentador e dos demais autores, número do CPF, e-mail, título do trabalho selecionado e área temática.

  • Período destinado para a submissão de trabalhos artísticos através de um formulário específico


17/ago a 13/set

  • Período de inscrição de ouvintes e apresentadores


10/set

  • Comunicado aos estudantes da data e horário de apresentação


15 - 17/set

  • Realização do 39º SEURS

A postagem do trabalho a cargo do representante institucional no 39º SEURS requer a apresentação de artigos em formato .doc ou .docx (Word), conforme orientações no Anexo II deste Regulamento, e será de responsabilidade do representante da Instituição participante. As orientações para as apresentações orais encontram-se no Anexo III.

4) Inscrições de apresentadores e ouvintes

Todos os apresentadores e autores de trabalhos deverão realizar inscrição no site do evento.

Os apresentadores deverão ser estudantes do Ensino Médio, Técnico ou Superior das instituições participantes.

Os demais interessados em participar do 39º SEURS deverão se inscrever como ouvintes e terão acesso às apresentações de trabalho, à Conferência de Abertura, às mesas redondas e ao Estande Virtual.

O período de inscrição está previsto no cronograma e ocorrerá via site do evento.

Somente artigos apresentados constarão nos anais do evento.

5) Disposições Gerais

Os apresentadores de trabalhos terão seus certificados digitais liberados após o término do evento e mediante presença nas atividades.

Será disponibilizado certificado para ouvintes mediante presença nas atividades. Os casos omissos serão submetidos à Comissão Executiva do 39º SEURS.

ANEXO I - ENVIO E FORMATO DO VÍDEO

O envio dos vídeos para a comissão organizadora deverá atender às seguintes características:

  • Resolução do vídeo: 1280x720 ou superior;

  • O vídeo deve ser disponibilizado no YouTube e sua visibilidade definida como “Não listado” para garantir seu ineditismo durante o evento;

  • A orientação da câmera deve estar na horizontal;

  • Os vídeos poderão ter duração máxima:

Artístico-cultural: de 1 a 10 minutos

Institucional (para os estandes): de 1 a 3 minutos

  • Os vídeos deverão possuir legenda indicando a instituição e os créditos de autoria e produção.


Demais orientações:

  • Os links dos vídeos que deverão ser disponibilizados no YouTube, serão enviados exclusivamente por formulário específico;

  • No ato da submissão do link do vídeo, será necessário aceitar o termo de anuência para exibição e ajustes (i.e. inserção de créditos) e publicação da mídia pela organização do evento. Aos vídeos poderão ser adicionadas vinhetas do evento e, futuramente, publicados em ambiente abertos e públicos para a comunidade como forma de expandir o alcance e divulgação das apresentações;

  • Os autores são livres para escolher a melhor forma de produzir o vídeo. Entretanto, recomenda-se fortemente um cuidado com a qualidade sonora, aspectos visuais e de iluminação.

  • Os trabalhos que não tiverem seus vídeos enviados ou em conformidade com as orientações, serão considerados rejeitados e não farão parte do repertório do evento.

ANEXO II - MODELO DE ARTIGO

Download do template (arquivo .doc)

Os artigos apresentados no 39º SEURS serão publicados nos anais do evento e disponibilizados no site oficial. O formato do artigo foi definido para estabelecer um padrão de apresentação dos trabalhos nos anais do evento.

O artigo do trabalho deve seguir, necessariamente, o formato padrão disponível no site do evento.

Não serão aceitos trabalhos fora dos padrões estabelecidos de formatação abaixo.

Poderão ser submetidos artigos em Português e Espanhol.

Estrutura do Artigo


Título

  • Centralizado, letras maiúsculas e negrito.


Área temática

  • Alinhada à direita.

  • Identificar em qual área temática o trabalho se insere: Cultura; Comunicação; Direitos Humanos e Justiça; Meio Ambiente; Trabalho; Tecnologia e Produção; Saúde e Educação.


Coordenador(a) ou orientador da atividade

  • Nome completo, primeira letra do nome e sobrenome em maiúscula.


Instituição

  • Nome da instituição por extenso e, em parênteses, a sigla, alinhada à direita.

  • Em caso de bolsista, inserir o nome da instituição financiadora.


Nomes dos Autores (Até 6 autores, incluindo o coordenador/orientador)

  • Primeiras letras de nomes e sobrenomes em maiúscula, separados por ponto e vírgula, com chamada numérica de identificação.


Resumo

  • Máximo de 250 palavras, sem parágrafo e sem citações bibliográficas. Deverá conter uma introdução, objetivo do projeto trabalhado, metodologia, processos avaliativos e apontar as conclusões.


Palavras-chave

  • Identificação de até três expressões ou palavras que sintetizem o objeto do trabalho e que permitam a posterior localização do resumo em bases de dados


Corpo do texto

  • Introdução - demonstrar a importância/relevância do trabalho. Contextualizar a situação problema, o ambiente e os atores da ação extensionista. Demonstrar a vinculação com a pesquisa e o ensino. Apresentar os objetivos do trabalho ao final da introdução.

  • Metodologia - descrever a metodologia utilizada, destacando o público-alvo da atividade desenvolvida, o local, os materiais utilizados, as etapas e o universo abordado.

  • Desenvolvimento e processos avaliativos - apresentar e discutir as ações desenvolvidas. Cabe destacar:

a) a participação da comunidade no planejamento e execução da atividade de extensão;

b) o impacto e a transformação social proporcionados pela atividade de extensão;

c) a contribuição da atividade de extensão na formação acadêmica dos estudantes envolvidos.

  • Considerações finais - concluir se os objetivos foram alcançados, tomando como referencial a discussão dos processos e resultados. Ressaltar os ganhos acadêmicos e o grau de alteração da situação problema.

  • Agência financiadora e Agradecimentos (opcional) - caso o projeto tenha sido financiado por outra instituição.

  • Referências - relacionar todas as referências citadas nas demais partes do trabalho redigido, conforme as normas da ABNT.


Orientações Gerais

  • até quatro páginas;

  • folha tamanho A4;

  • fonte Times New Roman, tamanho 12;

    • tabelas, figuras, quadros e citações devem observar as normas ABNT e IBGE e devem aparecer próximas da citação no texto;

  • margens:

○ superior, inferior e direita: 2,5 cm;

○ margem esquerda: 3,0 cm;

  • itens e subitens em negrito e centralizado;

  • espaçamento:

○ entre o Título e Autores e no texto: 1,5 cm;

○ entre os itens e subitens: espaçamento simples;

  • tabulação do parágrafo: 1,25 cm.

ANEXO III - APRESENTAÇÕES ORAIS

Download do template para apresentações em arquivo .pptx (uso opcional)


a. Os apresentadores dos trabalhos selecionados deverão acessar a sala virtual com 15 minutos de antecedência e permanecer durante todo o período da sessão de sua apresentação.

b. As sessões de Apresentações Orais serão estruturadas em dois momentos:

1. Apresentação da atividade (em até dez minutos): o apresentador poderá se valer do recurso de compartilhamento de tela para expor seu trabalho;

2. Roda de conversa entre os participantes e resposta às questões via chat (com aproximadamente uma hora de duração).

c. As atividades de extensão serão apresentadas por apenas um relator por trabalho selecionado.

d. Além dos apresentadores dos trabalhos selecionados, as sessões contarão com a participação de um mediador, responsável pela condução dos trabalhos, e por um monitor para auxiliar nas atividades de apoio nas salas virtuais.

e. As sessões serão organizadas, preferencialmente, por áreas temáticas, como oportunidade de conhecimento e aproximação entre os projetos.

f. Não será permitida a troca de sala ou horário, depois da publicação do ensalamento das apresentações.

g. Os apresentadores deverão ser estudantes das IES.

h. As apresentações poderão ser realizadas em Português ou Espanhol.

ANEXO IV - Formato de arquivos do estande virtual

Os estandes virtuais este ano ocorrerão através de uma imagem modelada em 3D. Cada instituição poderá submeter os materiais abaixo para compor seu espaço.

O envio ocorrerá por um formulário específico até o prazo estabelecido neste regulamento.

Estande é composto por:

  • IMAGEM 1: logo da instituição, horizontal (dimensão máxima: 1100 x 190 pixels), preferencialmente com fundo transparente;

  • IMAGEM 2: imagem (dimensão: 300 x 160 pixels). Ao clicar sobre a imagem, abrirá um popup, onde a instituição deve fornecer um PDF. O conteúdo da imagem e do arquivo PDF é de escolha da instituição.

  • IMAGEM 3: imagem (dimensão: 150 x 80 pixels). Ao clicar sobre a imagem, abrirá um popup, onde a instituição deve fornecer um PDF. O conteúdo da imagem e do arquivo PDF é de escolha da instituição.

  • LINK VÍDEO: link para um vídeo disponibilizado no YouTube (vide anexo 1 para mais informações).

  • LINK SITE INSTITUCIONAL: endereço web do site institucional

  • LINK REDE SOCIAL 1: endereço para acessar o perfil no Instagram

  • LINK REDE SOCIAL 2: endereço para acessar o perfil no Facebook

Realização